BREZOBOMBA: UMA PLATAFORMA COM DISPOSITIVO IOT COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL

Autores

  • Fábio Lopes Brezolin Banco do Brasil
  • Ericles Andrei Bellei Universidade de Passo Fundo
  • João Mário Lopes Brezolin Instituto Federal Sul-rio-grandense
  • Marco Antonio Sandin Trentin Universidade de Passo Fundo

Palavras-chave:

Tecnologias na educação, Internet das coisas, Controle de acesso para IoT

Resumo

Este artigo apresenta a avaliação da experiência de usuários com uma ferramenta de IoT com fins educacionais. O objetivo foi identificar as reais possibilidades da utilização de um dispositivo IoT como ferramenta auxiliar de ensino, permitindo uma relação do ambiente e os conteúdos pedagógicos de disciplinas de ciências para alunos do ensino fundamental. Nesse contexto, foram conduzidos testes com alunos que interagiram com uma plataforma web vinculada a um dispositivo IoT e registram suas impressões acerca da proposta e do funcionamento do sistema. Os resultados demonstram que os alunos manifestam compreensão e interesse no entendimento do funcionamento de um dispositivo IoT no ambiente escolar.

Downloads

Publicado

2017-11-05

Edição

Seção

EIXO 3 - Divulgação da Produção